JJJ HOME | TRAVESSIA | TRIPULAÇÂO | BARCO | ABRAÇO À VELA | FOTOS | AGRADECIMENTOS | CONTACTO

 


MUSSULO: fabricação brasileira
com base num projeto sueco

FICHA TÉCNICA :

O Mussulo é um FAST 395, 40’ de comprimento, 2,20m de calado, fabricação brasileira com base num projeto sueco.

Possui duas cabines com cama dupla, mais a possibilidade de dormirem quatro no salão; na viagem a cabine de vante servirá de armazém de alimentos e, como habitual, lugar para as velas de reserva. Também possui dois banheiros, com chuveiro de água quente. O seu motor é Volvo Penta, diesel, de 53 HP e o fogão conta com quatro bocas e forno.

O seu mastro é de perfil único, com estaiamento sem reparos e enrolador de genoa.

As velas são 2 genoas , mais vela de tempo, um Ginneker (balão assimétrico) e duas velas mestras (uma delas novinha).

O barco também está equipado com um bote insuflável com motor Mercury de 4 cavalos (pendurado numa targa própria atrás o que facilita a descida). A sua balsa salva-vidas é automática, com capacidade registrada para oito pessoas.

Tem EPIRB (rádio-baliza marítima de emergência para sinalização de posição, duas ancoras de 16 e 12 quilos, tipo Bruce, guincho para subir a ancora e defletor de radar.

O barco está equipado com dois pilotos automáticos Raymarine 7100, estação de vento, ecobatimetro, speedometro e bússola.

Possui dos GPS: um faz parte do SEA TALK e está interligado com uma Charter-Plotter (é uma carta náutica ligada ao GPS). O outro GPS é portátil. Também tem radar, rádio HF/VHF/UHF - com abertura de banda marítima - ICOM 706MKIIG, com acoplador de antena, toca CD e um DVD com uma pequena tela 8”.

Há duas bombas de evacuação do porão, uma geladeira, tanques de água para 450 litros e de combustível para 140 litros de diesel. Existe também uma reserva extra de 250 litros, em pequenos bidões de plástico, amarrados no convés, o que dá uma autonomia total de 85 horas aproximadamente. O gerador-carregador de baterias Honda é portátil, de reserva, com um consumo de menos de meio litro de gasolina por hora, levando uma reserva de 15 litros.

Mussulo: Abraço à vela